Alta demanda de cálculos judiciais: veja aqui como resolver!

Alta demanda de cálculos judiciais: veja aqui como resolver!

Em escritórios contábeis ou de advocacia, é comum que haja uma elevada demanda de cálculos judiciais, como os cálculos do PIS/PASEP, contestações de cobranças bancárias, entre outros.

E, apesar de ser algo positivo em termos financeiros – já que mais trabalho significa mais renda – essas demandas elevadas também podem gerar aumento da carga de trabalho e provocar uma redução na produtividade da equipe, impactando o rendimento em outras áreas da empresa.

Para ajudar nesses momentos, é possível recorrer a empresas especializadas ou a ferramentas específicas para facilitar o dia a dia de contadores e advogados.

Neste artigo, vamos te apresentar algumas opções para resolver a alta demanda de cálculos judiciais no seu escritório.

Boa leitura!

Como resolver a alta demanda de cálculos judiciais?

Para resolver a alta demanda de cálculos judiciais em um escritório de advocacia ou contabilidade, departamento jurídico ou mesmo no trabalho individual, é possível recorrer às seguintes opções:

1. Fazer o trabalho por conta própria

Uma das opções disponíveis para que o profissional resolva a alta demanda de cálculos é fazer o trabalho por conta própria. E aqui, há dois caminhos: 

  • O primeiro é fazendo seus próprios cálculos. Essa é uma possibilidade que precisa ser bem avaliada, visto que essa sobrecarga de trabalho pode impactar diretamente na produtividade e no gerenciamento de tarefas do profissional. 
  • O outro caminho para solucionar essa questão é recorrer às tabelas. Na internet é possível encontrar sites que vendem tabelas prontas para se usar. Nesse caso, é preciso tomar bastante cuidado, pois essas tabelas geralmente apresentam diversos erros, que podem custar um tempo precioso perdido de trabalho ou até mesmo, em algumas situações, a recusa judicial de algum cálculo.

Entre os erros e falhas que podem ocorrer ao se escolher fazer os cálculos por conta própria, podemos citar:

Falta de dados para atualização monetária

Cálculos judiciais exigem, na maior parte das vezes, a aplicação de juros e correções monetárias previstas em lei. Esses percentuais devem ser aplicados de forma retroativa, respeitando a atualização de diversos indicadores e de diferentes períodos de tempo.

Em muitas das planilhas disponíveis na internet, esses indexadores, que precisam de exatidão para que o cálculo esteja correto, não são respeitados.

Não observar as trocas de moedas

Ao longo de sua história, o Brasil passou por diversas trocas de moeda: cruzado, cruzado novo, cruzeiro, cruzeiro real, até chegar ao real, que utilizamos hoje. Em cada uma dessas trocas, houve acréscimos ou decréscimos de zeros.

Esse tipo de falha, apesar de básica, é muito frequente e pode causar diversos problemas no cálculo de quem recorre a tabelas sem um bom fundamento financeiro.

Falta de suporte especializado

Muitos cálculos judiciais se caracterizam pela alta complexidade. A falta de suporte técnico especializado em momentos de dúvida é um risco importante que precisa ser considerado na hora de escolher fazer por conta própria, especialmente em uso de tabelas baixadas pela internet. 

A exigência de uma grande quantidade de informações, que precisam ser preenchidas corretamente para que uma ação seja ajuizada, não é uma tarefa simples. E pode piorar quando não há um especialista com quem contar em momentos de dúvida ou dificuldade no preenchimento.

Planilhas desenvolvidas por pessoas não especializadas

Não há nenhuma garantia de que as planilhas encontradas na internet tenham sido desenvolvidas por um especialista em cálculos judiciais.

Experiência e conhecimento nesse tipo de trabalho são pré-requisitos fundamentais para que o trabalho seja feito da forma correta, já que isso demanda entendimento jurídico e financeiro.

A tarefa de realizar os cálculos judiciais é algo que consome tempo e energia de escritórios de advocacia ou contabilidade. Veja, então, como simplificar esse trabalho:

Cálculos judiciais: saiba como fazer de forma mais simples e rápida!

2. Terceirizar o trabalho com profissionais e ferramentas especializadas

A outra opção que os profissionais têm para solucionar a alta demanda de cálculos judiciais é recorrer a empresas que oferecem esse serviço, seja por meio de uma equipe especializada, seja disponibilizando ferramentas específicas para realização dos cálculos pelo usuário.

Além da clara vantagem de poder receber os cálculos prontos e feitos por especialistas, os benefícios de se utilizar um serviço especializado são inúmeros, entre eles:

Utilização de dados confiáveis

Equipes especializadas estão em constante atualização quanto aos índices financeiros e monetários utilizados, assim como quanto às mudanças nas normas e regras que regulam tais cálculos.

A segurança de receber um trabalho pronto e totalmente confiável, garante tranquilidade quanto à consistência desses cálculos e confiança de que eles vão, de fato, contribuir para o sucesso da ação judicial a que se destinam.

Ferramentas de fácil utilização

Caso a opção seja por recorrer às ferramentas de cálculos judiciais oferecidas por boas empresas do segmento, você conta com a facilidade de utilizar softwares intuitivos e fáceis de usar, pensados para tornar o trabalho do usuário mais rápido e à prova de erros.

Nessas aplicações, geralmente só é necessário preencher com os dados essenciais do cliente e, então, a própria ferramenta se encarrega de aplicar juros e correções, conforme o período adicionado.

Equipe especializada para sanar as dúvidas

Não há nada pior do que utilizar uma ferramenta e não ter a quem recorrer quando surgem problemas (e eles geralmente surgem).

Seja para questões técnicas ou mesmo dúvidas relacionadas aos cálculos, é fundamental utilizar um serviço que ofereça o devido suporte, e tenha em sua equipe profissionais especializados, capazes de resolver as dificuldades quando você precisar.

Cálculos e informações disponíveis na nuvem

Poder consultar os dados do cliente a qualquer momento ou conseguir editar os cálculos de qualquer lugar é uma vantagem muito importante para todo profissional que presta esse tipo de serviço a seus clientes, seja você um contador ou um advogado.

Com essas informações armazenadas na nuvem, é possível trabalhar de casa, do escritório ou do local que for mais conveniente no momento.

Está em dúvida entre usar planilha ou software de cálculo judicial? Quer saber quais são as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções? Então, leia o artigo a seguir:

Planilha ou software de cálculo judicial: qual a melhor opção?

SOS Cálculos: a solução para sua alta demanda de cálculos judiciais!

Neste artigo, vimos que é possível resolver a alta demanda de cálculos judiciais por conta própria, seja fazendo os próprios cálculos ou contando com a ajuda de tabelas disponíveis na internet, mas a probabilidade de erros e falhas se torna tão grande que é preciso avaliar se vale a pena o risco.

Por outro lado, contar com uma empresa que possa te auxiliar na solução dessa demanda, através do trabalho de profissionais qualificados e ferramentas eficazes, é a melhor forma de garantir um trabalho seguro e correto.

E, nesse caso, a SOS Cálculos é, com toda a certeza, a melhor opção para realizar seus cálculos judiciais. A ferramenta que disponibilizamos aos nossos clientes possui importantes diferenciais, como:

  • Cálculo completo – Os cálculos judiciais da SOS Cálculos são completos, seguem todos os requisitos legais e de jurisprudência, e já saem prontos para serem apresentados ao judiciário.
  • Tudo na nuvem – Nossa ferramenta é 100% online. Significa que seus dados são armazenados em nuvem e você pode fazer, consultar ou editar seus cálculos a qualquer hora e, o mais importante: de onde você estiver.
  • Suporte especializado – O sistema SOS Cálculos foi desenvolvido por uma equipe de colaboradores altamente qualificados e experientes, que está pronta para esclarecer qualquer dúvida sobre a ferramenta.
  • Parecer técnico assinado por perito – Todos os cálculos fornecidos pela equipe da SOS Cálculos são acompanhados por parecer técnico assinado por perito. Isso traz ainda mais segurança para seus cálculos judiciais.

Além de todas essas vantagens, a SOS Cálculos oferece também assessoria jurídica para revisão e negociação de dívidas, ajuizamento de ações, contestações, embargos, recursos, execução de sentenças e demais procedimentos.

Já tem os lançamentos digitados em uma planilha? Não se preocupe, nossa ferramenta importa para você!

Clique no botão abaixo e solicite o seu cálculo:

Quer realizar os cálculos você mesmo através de nossa ferramenta? Faça seu cadastro!

Deixe um comentário