Consultoria jurídica para cálculos judiciais: para que serve e quando contratar?

Consultoria jurídica para cálculos: para que serve e quando contratar?

Em certos momentos, os cálculos judiciais podem acabar se tornando uma grande dor de cabeça para advogados e contadores.

Isso acontece quando não há, entre os colaboradores, profissionais com os conhecimentos econômicos e financeiros específicos para esse tipo de cálculo, ou mesmo quando as demandas de cálculos judiciais estão elevadas.

Em momentos como esses, é possível recorrer a empresas de consultoria jurídica para cálculos, que fazem avaliações e análises dessas demandas, a fim de oferecer as melhores soluções para os escritórios.

Quer conhecer mais sobre esse tipo de serviço. Acompanhe o artigo e descubra para que serve e quando contratar uma consultoria jurídica para cálculos.

Para que serve uma consultoria jurídica para cálculos?

A consultoria jurídica de cálculos judiciais tem por objetivo prestar um serviço especializado para escritórios de advocacia que não possuem conhecimentos técnicos nesta área específica da esfera judicial.

Os cálculos hoje são uma peça muito importante nos processos e ações ajuizadas, e não raras vezes, são o motivo principal da recusa judicial dessas petições.

Por isso, contar com os serviços de uma consultoria jurídica traz inúmeros benefícios para as demandas de cálculos do escritório. Algumas vantagens são:

1. Auxílio na elaboração de cálculos

Cálculos judiciais são extensos, complexos e, em muitos casos, necessitam de muito tempo para serem elaborados. O apoio de uma assessoria jurídica na preparação desse material contribui para o aumento de produtividade da equipe, pois permite que a equipe foque em sua atividade-fim.

Além disso, o consultor também contribui para a elaboração e leitura de contratos que envolvem questões financeiras.

Realizar cálculos é uma tarefa que exige tempo e energia de advogados e contadores. Leia o artigo abaixo e saiba como simplificar esse trabalho:

Cálculos judiciais: saiba como fazer de forma mais simples e rápida!

2. Dúvidas sobre a aplicação de juros e multas

Em processos que envolvem negociação de dívidas, como ações trabalhistas, ou revisões de saldo de benefícios, como PIS-PASEP, é necessário um grande conhecimento das regras de atualizações monetárias e aplicações de juros e multas.

Isso porque, em muitos casos, é preciso realizar cálculos retroativos para chegar nos valores exatos. Um time de consultoria jurídica que tenha profissionais especializados é capaz de analisar esses cenários com tranquilidade.

3. Prevenção de erros 

Como dissemos anteriormente, erros nos cálculos muitas vezes são determinantes para que uma ação obtenha sucesso. Um número ou uma vírgula errada podem ser suficientes para colocar em risco todo trabalho.

Daí a importância de se contar com uma consultoria que coloque seu foco e atenção justamente nisso, preparando e revisando todo o material de cálculo antes dele ser utilizado nos processos.

4. Avaliação e suporte em processos

Outra grande vantagem de contar com os serviços de uma consultoria jurídica para cálculos é ter a possibilidade de submeter com antecedência um processo à avaliação de especialistas, que podem analisar a viabilidade do caso ou mesmo sugerir opções diferentes de recursos, ou abordagens alternativas.

Quando contratar uma consultoria jurídica para cálculos?

A consultoria jurídica para cálculos pode ser contratada assim que as primeiras demandas de cálculo aparecerem no escritório. Da mesma forma, o serviço de uma consultoria é necessário quando a demanda é alta e as dificuldades para preparação do material começam a surgir.

Além disso, ter um serviço de consultoria à disposição é importante nas seguintes situações:

1. Segurança das informações

Muitos advogados não possuem conhecimentos técnicos na área financeira, como em questões relacionadas a índices econômicos e correções monetárias.

Ter acesso a uma assessoria para os cálculos garante a segurança das informações financeiras que serão utilizadas em processos.

Dessa forma, os advogados podem se concentrar nas atividades em que são especialistas.

2. Credibilidade para os cálculos judiciais

Uma empresa que fornece serviços de consultoria jurídica para cálculos judiciais conta com profissionais qualificados para execução dos cálculos, e entre esses profissionais está o perito contábil.

Ele é o responsável por assinar o parecer técnico que será apresentado ao judiciário. Com a assinatura de um perito passam a ter validade perante o judiciário.

A demanda por cálculos judiciais está alta no seu escritório? No artigo abaixo, você encontra algumas opções para resolver isso!

Alta demanda de cálculos judiciais: veja aqui como resolver! 

3. Redução de custos

A redução de custos ao contratar uma consultoria jurídica para cálculos é sentida em duas frentes.

Primeiramente, ao eliminar possíveis erros nos cálculos, aumenta-se a possibilidade de sucesso nas ações, o que impacta diretamente em menores custos processuais.

Em segundo lugar, ao analisar um processo a consultoria para cálculos atua com o objetivo de encontrar a solução correta daquela demanda específica, aumentando os ganhos e diminuindo os custos.

Como contratar a consultoria jurídica da SOS Cálculos?

Agora que você descobriu para que serve e como contratar uma consultoria jurídica para cálculos, é importante salientar que a empresa escolhida para prestar esse serviço deve contar com profissionais capacitados e ser referência de qualidade na realização de cálculos.

Aqui na SOS Cálculos, nós oferecemos assessoria jurídica para revisão e negociação de dívidas, cálculos judiciais, revisionais, ajuizamento de ações, contestações, embargos, recursos, execução de sentenças e demais procedimentos em matéria de cálculos jurídicos.

Além disso, a SOS Cálculos é o melhor sistema para lidar com as necessidades de cálculos do seu escritório, afinal seus cálculos judiciais já saem prontos e completos para serem apresentados ao Judiciário, seguindo todos os requisitos legais e de jurisprudências.

Nossa ferramenta é 100% online, ou seja, todos os dados são armazenados na nuvem. Dessa forma, você pode consultar ou editar seus cálculos de qualquer lugar e em qualquer horário. 

Com uma equipe de colaboradores altamente qualificados e experientes, a SOS Cálculos está pronta para oferecer cálculos judiciais de forma rápida, segura e completa.

Já tem os lançamentos digitados em uma planilha? Não se preocupe, nossa ferramenta importa para você!

Clique no botão abaixo e solicite o seu cálculo:

Quer realizar os cálculos você mesmo através de nossa ferramenta? Faça seu cadastro!

Deixe uma resposta