Perito contábil: 5 dicas fundamentais para se tornar um

Perito contábil: 5 dicas fundamentais para se tornar um

O perito contábil é o profissional responsável por analisar, elaborar e validar laudos técnicos periciais, relacionados a processos que envolvam encargos financeiros.

Para exercer a profissão, é preciso ser graduado em Ciências Contábeis, além de ser registrado – mediante prova – no Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

A carreira de perícia contábil é ideal para quem tem paixão pela pesquisa e investigação de processos contábeis e suas áreas relacionadas, sendo definida assim pela Norma Brasileira de Contabilidade:

“Constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar à justa solução do litígio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer técnico-contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente”.

Se esse segmento promissor da Contabilidade está no seu radar, neste artigo você vai conhecer 5 dicas fundamentais para se tornar um Perito Contábil. 

Acompanhe!

Como se tornar um perito Contábil

1. Acostume-se a ler e estudar constantemente

Como em qualquer profissão, a dedicação aos estudos é uma premissa básica. No caso da perícia contábil, porém, a busca constante por informações e aprendizados é ainda mais decisiva.

Além da necessária formação universitária em Contabilidade e do registro no CFC, o trabalho no dia a dia exige do perito contábil uma constante atualização quanto à legislação fiscal e tributária brasileira, assim como em relação à jurisprudência dos cálculos judiciais.

Ler e estudar são uma constante na vida do perito. Antes mesmo de exercer essa atividade, o profissional precisa ter conhecimento de todo arcabouço normativo que envolve a perícia contábil, ou seja, as leis e normas que são o embasamento de todas as outras dentro do ordenamento jurídico.

Para se ter uma ideia, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), desde 1988 foram publicadas mais de 363 mil normas tributárias. Dessas, 31.221 são normas tributárias federais, 110.610 são estaduais e 221.948 das cidades. Isso dá média de quase 2 novas regras tributárias por hora em dias úteis.

Já no exercício da profissão, é fundamental estudar a fundo os processos judiciais nos quais irá atuar, assim como seu contexto. 

Outra característica que é importante desenvolver é a escrita. Afinal, depois de todo o entendimento do processo judicial, o perito vai precisar elaborar o laudo pericial, que precisa ser coerente, ter início, meio e fim e, argumentos bem fundamentados.

A vantagem é que essas três habilidades (ler, estudar e escrever) caminham juntas. A leitura e estudo de diversos processos vai fazer com que o momento da escrita seja algo natural. E a prática constante é a maior aliada de qualquer profissional que precisa desenvolver essas aptidões.

Vale lembrar que a leitura, o estudo e a escrita são aprimoradas não apenas com conteúdo técnico, mas sim com materiais diversos. Mais leitura significa vocabulário maior e, consequentemente, a escrita se torna mais fácil e fluida.

Seus cálculos judiciais estão muito complexos? Veja neste artigo como fazê-los de forma mais simples e rápida!

2. É preciso ser detalhista e organizado

A perícia contábil é uma profissão que exige organização de quem a exerce!

Imagine só diversas pilhas de processos judiciais, que precisam ser estudados, espalhadas pela mesa sem nenhum tipo de ordem. Certamente, isso criaria dificuldades desnecessárias para o perito, além de diminuir sua produtividade.

É claro que não estamos falando sobre perfeccionismo exagerado aqui. Mas sim de um nível de organização onde a pessoa possa encontrar facilmente o que procura ou produzir uma peça técnica com forma e linguagem adequadas.

Ser detalhista é outra característica importante do perito contábil!

Afinal, em um processo judicial, bem como na elaboração do laudo pericial, muitas vezes é aquele pequeno detalhe, que passa despercebido por grande parte das pessoas, o fator que faz uma ação ser vencedora.

Ter atenção aos detalhes é o que vai reduzir ao mínimo possível as chances de erros e falhas que podem comprometer o resultado do trabalho e a reputação do profissional.

De qualquer forma, ser organizado e detalhista são habilidades que podem ser adquiridas com treino e dedicação.

Conheça as vantagens da melhor ferramenta de cálculos judiciais online!

3. Busque experiência em escritórios contábeis que façam perícia

Uma forma de adquirir experiência, para quem tem interesse em se especializar em cálculos judiciais é buscar escritórios contábeis onde ele possa experimentar na prática todas essas situações profissionais.

E mesmo que não tenha exercido outras funções como contador, é possível iniciar diretamente na área de perícias.

Seja para o contador que quer exercer a função pericial ou aquele que não atua há algum tempo, e até mesmo para o recém-formado ou quem está terminando a faculdade, o estágio é uma alternativa interessante.

Muitos escritórios possuem alta demanda por cálculos judiciais e estão à procura de peritos para atender esse volume de trabalho.

Inclusive, se o profissional possui uma situação financeira estável, existe a possibilidade de buscar um estágio gratuito, a fim de obter experiência.

Outra maneira de adquirir experiência em perícia contábil é através de cursos online (veja uma ótima dica no final do artigo) e livros de grandes mestres da área.

Você tem alguma dúvida sobre cálculo revisional do PIS-PASEP? Veja neste artigo como fazer!

4. Faça networking com outros peritos, contadores e advogados

Networking é uma ferramenta eficiente em qualquer profissão!

Neste caso, ter contato com outros peritos, contadores e advogados é uma ótima opção para trocar experiência, saber do que tem acontecido de mais importante na atividade, além de ter o nome lembrado toda vez que surgir uma vaga de emprego no escritório.

Conhecer outros profissionais da área também dá a possibilidade de participar de grupos de peritos contábeis, como no Facebook, WhatsApp ou Telegram.

Mas lembre-se que networking é uma troca. Coloque-se à disposição para ajudar também, mesmo que seu conhecimento ainda não seja grande.

5. Conte com os cursos e lives da SOS EAD

Para se tornar um perito contábil e ter sucesso na profissão, você deve aprender com os melhores!

E é isso que a SOS EAD oferece. Os melhores professores, ministrando cursos práticos, diretos e objetivos para você se tornar um especialista na área.

Na SOS EAD, as videoaulas são divididas por módulos, explicando o passo a passo da melhor estratégia, além de suporte personalizado, integrado às aulas, para esclarecer todas as suas dúvidas.

Tudo isso 100% online!

Dessa forma, você pode assistir às aulas 24 horas por dia, de qualquer lugar com acesso à internet.

Quer se tornar especialista em cálculos judiciais? Conheça a melhor plataforma de cursos para peritos, advogados e contadores do Brasil. Com nossos cursos, você estará pronto para buscar o mercado e atingir o sucesso já nas primeiras perícias.

Clique no botão abaixo e conheça a SOS EAD, melhor plataforma de cursos para peritos, advogados e contadores do Brasil.

QUERO SER ESPECIALISTA EM CÁLCULOS JUDICIAIS

Deixe uma resposta