Planilha ou software de cálculo judicial: qual a melhor opção?

Planilha ou software de cálculo judicial: qual a melhor opção?

A alta demanda de cálculos judiciais tem feito muitos escritórios de advocacia ou de contabilidade buscarem ferramentas para otimizar o trabalho, já que esse tipo de cálculo geralmente é extenso, complexo e demorado.

Ao mesmo tempo, as ferramentas certas facilitam muito a vida de advogados e contadores.

E entre os recursos mais utilizados pelos profissionais, estão as planilhas eletrônicas baixadas na internet e os softwares profissionais de cálculo judicial.

Mas você está em dúvida entre usar planilha ou software de cálculo judicial? Quer saber quais são as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções? Neste artigo, você terá resposta para todas essas perguntas. 

Boa leitura!

Planilha ou software de cálculo judicial: qual a melhor opção?

Por muito tempo, planilhas eletrônicas baixadas na internet foram a solução encontrada por advogados e contadores para resolver as questões relacionadas aos cálculos judiciais nos escritórios. 

E as principais razões para isso são a facilidade que existe em encontrar esses materiais na internet a baixo custo ou mesmo de forma gratuita.

No entanto, para que esses cálculos sejam feitos de forma correta, são necessárias atualizações constantes de diversos índices econômicos, como IGPM, IPCA, INCC, SELIC e muitos outros. Mais do que isso, deve-se utilizar tabelas de correção monetária dos tribunais estaduais, da Fazenda Pública Estadual e da Justiça Federal.

Além disso, em ações que envolvam a revisão de valores, é preciso que juros e multas estejam de acordo com as leis vigentes na época.

Nesse sentido, essas planilhas de baixo custo conseguidas pela internet, não possuem os recursos, dados e informações necessários para dar conta da complexidade de determinados cálculos.

Os possíveis erros e falhas dessas ferramentas podem causar a recusa de uma ação ajuizada, levando a perda de tempo, de dinheiro e de credibilidade para advogados e contadores.

Baixar planilhas de cálculos na internet pode ser tentador em um primeiro momento, mas os riscos que esse tipo de material pode trazer para os processos são grandes. Vejamos alguns desses riscos aqui:

Planilhas de cálculo judicial: 5 motivos para não usar

Softwares profissionais de cálculo

Neste contexto, os softwares profissionais de cálculos judiciais se mostram uma opção muito mais vantajosa, pois simplificam o dia a dia de advogados e contadores, que passam a trabalhar com mais tranquilidade, aumentando assim a produtividade de toda a equipe.

A facilidade de uso que os softwares trazem acabam com a dor de cabeça dos cálculos.

Mas, antes de contratar um software de cálculo judicial para o escritório, é preciso se certificar de que a plataforma realmente oferece ferramentas que auxiliem os profissionais nessas tarefas.

Algumas vantagens que os softwares devem oferecer:

1. Utilização de dados confiáveis

Como dissemos anteriormente, cálculos judiciais são complexos e demandam um alto número de dados e informações. 

Os softwares de cálculo devem dispor de dados confiáveis e atualizados. Dessa forma, é possível trabalhar com segurança e tranquilidade, com a garantia de um resultado correto ao final do processo.

2. Ferramentas de fácil utilização

As ferramentas oferecidas precisam ser intuitivas, com uma interface amigável e fácil de usar. Afinal, de complicado já basta o cálculo.

O ideal é que o profissional apenas preencha os dados essenciais do cliente e, então, a própria ferramenta se encarregue de aplicar juros e correções, conforme o período adicionado.

3. Cálculos e informações disponíveis na nuvem

Poder consultar os dados do cliente a qualquer momento ou conseguir editar os cálculos de qualquer lugar, é uma vantagem muito importante para todos os profissionais.

Com essas informações armazenadas em nuvem, é possível trabalhar de casa, do escritório ou do local que for mais conveniente no momento.

A tarefa de realizar os cálculos judiciais é algo que consome tempo e energia de escritórios de advocacia ou contabilidade. Veja, então, como simplificar esse trabalho:

Cálculos judiciais: saiba como fazer de forma mais simples e rápida!

Cálculos judiciais: existe solução melhor?

Como podemos observar ao longo do artigo, planilhas eletrônicas baixadas na internet não são capazes de resolver a alta demanda – e a complexidade – de cálculos judiciais existente em um escritório.

Os ganhos em produtividade, menor carga de trabalho e diminuição da possibilidade de erros são as principais vantagens a demonstrar como os softwares especializados são soluções mais confiáveis.

E uma solução ainda melhor é aquela que oferece o suporte de uma equipe de profissionais especializados nesse tipo de demanda.

Nesse sentido, a SOS Cálculos é, sem dúvida, o melhor sistema para lidar com as necessidades e demandas de cálculos judiciais do seu escritório. A ferramenta que disponibilizamos aos nossos clientes possui importantes diferenciais, como:

  • Cálculo completo – Os cálculos judiciais que oferecemos aos nossos clientes são completos, seguem todos os requisitos legais e de jurisprudência, e já saem prontos para serem apresentados ao Judiciário.
  • Tudo na nuvem – Nossa ferramenta é 100% online. Significa que seus dados são armazenados em nuvem e você pode fazer, consultar ou editar seus cálculos a qualquer dia da semana, 24 horas por dia e em qualquer lugar.
  • Suporte especializado – O sistema SOS Cálculos foi desenvolvido por uma equipe de colaboradores altamente qualificados e experientes, que está pronta para esclarecer qualquer dúvida sobre a ferramenta.
  • Parecer técnico assinado por perito – Todos os cálculos fornecidos pela equipe da SOS Cálculos são acompanhados por parecer técnico assinado por perito. Isso traz ainda mais segurança para seus cálculos judiciais.

Além de todas essas vantagens, a SOS Cálculos oferece também assessoria jurídica para revisão e negociação de dívidas, ajuizamento de ações, contestações, embargos, recursos, execução de sentenças e demais procedimentos.

Com uma equipe de colaboradores altamente qualificados e experientes, a SOS Cálculos está pronta para oferecer cálculos judiciais de forma rápida, segura e completa.

Ainda tem dúvidas entre usar planilha ou software de cálculo judicial? Deixe seus receios nos comentários.

Se você já tem os lançamentos digitados em uma planilha, não se preocupe: nossa ferramenta importa para você!

Clique no botão abaixo para solicitar seus cálculos:

Quer realizar os cálculos você mesmo, através de nossa ferramenta? Faça seu cadastro!

Deixe um comentário